sábado, 30 de abril de 2016

Mulher na Política

"Em política, se quiser algo dito pergunte a um homem, se alguma coisa feita, pergunte a uma mulher." Margaret Thatcher

 imagem fonte: www.spm.gov.br



Somente 10% do total de prefeitos são mulheres e apenas 12% vereadoras

O Tribunal Superior Eleitoral lançou a campanha Mulher na Política, para estimular a participação feminina nas eleições municipais de 2016 com propaganda veiculada em rádio e TV, conforme atualizações da minirreforma eleitoral.

“Mais do que cumprir cotas de gênero nas candidaturas, é preciso dar real efetividade a mecanismos legais no que se refere a esse assunto. É parte de um desafio cultural que envolve toda a sociedade brasileira”, afirmou o presidente do TSE.



30 de Abril - Dia Nacional da Mulher


terça-feira, 12 de abril de 2016

Câmara de Vereadores de Potim tem Grande Responsabilidade no que Ocorre na Cidade


Falar da atual administração de Potim “é chover no molhado”, é público e notório o que acontece na Prefeitura Municipal de Potim, seja em irregularidades, excessos e descaso com o dinheiro público. Perante a população não existe a mínima possibilidade desse desgoverno vir a estar novamente em 2017 no comando do executivo, o que é um bom sinal para sairmos do atraso por que passa nossa cidade.

No entanto isso não resolve os problemas por que passamos e para uma real mudança não podemos eximir a nossa Câmara Municipal de tudo que ocorre.

"(O Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa.

Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.)” (*)

Em final de mandato é praticamente inútil lembrar a nossos atuais legisladores quais são as suas reais atribuições, por isso essas próximas linhas ficam dedicadas a quem almeja “estar” vereador na próxima legislatura.

São obrigações dos vereadores:

  1. Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
  2. Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
  3. Função de Assessoramento ao Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
  4. Função Julgadora: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores. (*)

Analisando os itens acima podemos perceber claramente que a Câmara Municipal atual tem grande responsabilidade com tudo de errado que está acontecendo, e para podermos ter a esperança de uma cidade melhor não basta mudar o prefeito, mas também a qualidade, objetivos e a postura de quem deseja "estar" vereador a partir de 2017.